top of page

PRAÇA AMADOR GUERDES

Âncora 1

Em maio de 1927, na revista Eléctrica, um habitante de Itanhandu perguntou quando haveria um Jardim arborizado no largo da Matriz. O pedido foi atendido na década de 30 e a praça receberia o nome de Getúlio Vargas. Haviam dois segmentos entre os quais, uma via, que ligava a Rua Sete de Setembro, hoje Dr. Olavo Gomes Pinto, à Rua Nicolau Scarpa. O bloco principal era mais elaborado paisagísticamente e ficava de frente à antiga Matriz. O secundário e menor estava localizado em frente à esquina da atual Loja da Lili. Possuía um apreste e um banco, com um obelisco em homenagem às pracinhas em 1945. 
 
A construção da atual Praça da Matriz foi iniciada e terminada na gestão do Prefeito Amador Guedes entre 1955 e 1959 e recebeu o seu nome, sendo o projeto idealizado em 1954 pelo ex-prefeito Benedito Lázaro Ribeiro, mais conhecido como Sr. Bibi. A nova praça teria, como se pode ver hoje, o formato de um violão, tendo ao centro uma fonte que corresponde à entrada do bojo do instrumento.
 
Atualmente, várias mudanças foram feitas, porém, a Praça Prefeito Amador Guedes continua fazendo parte da linda história de Itanhandu. 

bottom of page