ITANHANDU
A cidade de Itanhandu está encravada em um vale, no Sul de Minas Gerais, onde o Rio Verde desce serpenteando pela Serra da Mantiqueira. Sua nascente encontra-se a 20 km da cidade, formando poços, corredeiras e cachoeiras de extrema beleza, onde se pode observar uma fauna rica em aves e desfrutar de momentos aprazíveis junto à natureza. As belezas naturais e paisagísticas do município são um atrativo a mais para o turismo esportivo e de aventura.
O nome “Itanhandu” tem origem tupi-guarani e possui alguns significados: “Itá” = pedra “Nhandu” = ema. Nhandu também significar corredeira, riscos ou aranha, favorecendo também as seguintes interpretações: “pedras que correm” ou “seixos rolados”, “pedras riscadas” ou “seixos raiados”, “ema na pedra” ou “ema de pedra”, “aranha na pedra” ou “aranha de pedra”. Além disso, os antepassados dessa terra também reconhecem os significados de “pássaro na pedra” e, até mesmo, “pássaro de pedra”, argumentando o fato de haver grande quantidade de pássaros sobre as pedras do Rio Itanhandu.
O Patrimônio Histórico de Itanhandu vem sendo reconhecido através do Inventário de Bens Imóveis, elaborado numa parceria entre IEPHA ( Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) e a Prefeitura Municipal, tendo como objetivo a preservação dos imóveis que contam a história da cultura do povo Itanhanduense.
1985
15.423
892m
143.938km²
Fundação
Habitantes
Altitude
Área
COMO CHEGAR
ROTAS
Quer saber mais?
Informações, dúvidas ou comentários, por favor, entre em contato com a Secretaria de Turismo e Cultura de Itanhandu pelo telefone: (35) 99732-8159.
Ou preencha o fomulário abaixo: